Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Tour do Rio de Janeiro: Programação

Postado por Sport Time às 8/21/2012 07:14:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
Rio de Janeiro- De 29 de agosto a 2 de setembro, as bicicletas ganharão o Rio de Janeiro na mais renomada prova de ciclismo da América Latina, o Tour do Rio, que chega a sua 3ª edição.



Serão 19 equipes, dez brasileiras e nove estrangeiras, que duelarão nas mais diversas regiões do Estado, na companhia de praias, montanhas, fazendas, além de estrelas cariocas como o Dedo de Deus, a Baia de Guanabara e o Parque Nacional da Tijuca.

Como um todo, a prova será composta por cinco etapas, com início e término na capital. A largada ocorrerá na Barra da Tijuca, no dia 29 de agosto, e com o azul do mar ao lado durante boa parte do percurso, os atletas pedalarão por Itaguaí e Mangaratiba até chegar ao destino final da 1ª etapa, a paradisíaca Angra dos Reis. Com a ajuda de um comboio, os ciclistas irão para Volta Redonda, de onde partem, no dia 30 de agosto, para o início da 2ª etapa. Esta perna do Tour percorrerá, além da "Cidade do Aço", Valença, Levy Gasparian e Três Rios, num trajeto de belas montanhas e muita história pela presença daquele que já foi chamado Vale do Café.

Na 3ª etapa, datada para 31 de agosto, será a vez de os escaladores mostrarem sua força. O roteiro Três Rios-Itaipava-Petrópolis-Teresópolis será o mais íngreme de toda a competição, com destaque para a subida de 1.500 metros, em Itaipava. Para abrir o mês de setembro, o Tour realiza sua 4ª etapa, que passará por Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Casemiro de Abreu e Rio das Ostras. Esta contará com subidas e descidas que proporcionarão uma variação de altitude de mais de 6.000 metros, sendo que, na descida da serra, antes de chegar a Rio das Ostras, os ciclistas atingirão a maior velocidade de toda a prova.

Na quinta e última etapa, a ser disputada no dia 2 de setembro, o sobe-e-desce dá lugar a um terreno plano que favorece os sprintistas. A trajetória se inicia em Rio das Ostras, passa por São Pedro da Aldeia, Rio Bonito e Niterói, ao atravessar a Ponte Rio-Niterói, retorna à "Cidade Maravilhosa", mais precisamente à Quinta da Boa Vista, ponto final de 806 km de muita beleza, história e ciclismo.

"Diferente de outras competições nacionais, o Tour do Rio tem um percurso bem montanhoso, o que o torna uma prova duríssima. As terceira e quarta etapa, mais montanhosas, serão as decisivas", afirmou Wolney de Morais, treinador da equipe carioca FW Engenharia/Três Rios/Amazonas Bike, que venceu o Desafio Tour do Rio, no último dia 19 de agosto, para, em seguida, completar: "Acredito que aquele que iniciar à última etapa, a ser disputada em um terreno plano, na liderança, será o campeão."

Na emocionante edição de 2011, os colombianos da equipe EPM Une não deram chance para os adversários e conquistaram os títulos de equipe e geral, com Juan Soares. Os ciclistas mostraram um preparo impressionante, principalmente nas etapas de montanha. Quatro dos seis melhores atletas da modalidade eram do time colombiano. Entretanto, as equipes brasileiras também tiveram um excelente desempenho e alcançaram a segunda colocação no quadro de equipes, com o time FUNVIC/Pindamonhangaba e os títulos de melhor sprintista e melhor escalador, com Magno Nazaret e Antônio Nascimento, respectivamente. Este último ainda conquistou a quinta colocação na classificação geral da prova.

A edição de 2012 promete ser histórica: além das duas equipes já citadas, estarão presentes também os norte-americanos da equipe Type One, composta por atletas portadores de diabetes, e Jamis Sutter Home Pro Cylcing; a alemã Bike Aid; o time africano Ruanda Cycling Team; a equatoriana Ecuador Cycling Team; a italiana Petroli Firenze, a chilena USM- SKECHERS e a espanhola KTM-Murcia. As equipes que irão representar o Brasil serão: FW Engenharia/Três Rios/Amazonas Bike - RJ, Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba - SP, Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos - SP, São Lucas Saude/Giant/Ciclo Ravena/Americana - SP, GRCE Memorial/Prefeitura de Santos - SP, Velo/Seme Rio Claro - SP, São Francisco Saúde/Ribeirão Preto - SP, São Caetano do Sul/Vzan/DKS Bike/Maxxis/Ca - SP, Sportix/Assis/Amea, e Clube DataRo de Ciclismo/Foz do Iguaçu - PR.

Programação TOUR DO RIO 2012

28/08 - Congresso Técnico às 18h, no hotel Sheraton, na Barra da Tijuca.
29/08 - largada às 10h15, na Praça do Ó - Barra da Tijuca / chegada na Praia do Anil, Angra dos Reis - (o comboio segue para Volta Redonda) - 145,8 km. Previsão de chegada em Angra - 14h10
30/08 - largada em Volta Redonda, às 10h, em frente à Prefeitura da Cidade / chegada em Três Rios - 165.7km. Previsão de chegada - 14h20, em frente à Rua Prefeito L. Lavinas.
31/08 - largada Três Rios às 11h (mesmo local da chegada) / chegada em Teresópolis - 120 km. Previsão de chegada: 14h, em frente à Prefeitura de Teresópolis.
01/09 - largada Teresópolis às 7h / chegada em Rio das Ostras - 193 km. Previsão de chegada: 12h, na Lagoa de Iriry.
02/09 - largada Rio das Ostras às 7h / chegada na Quinta da Boa Vista entre 11h e 11h30 - 184 km.
O Tour do Rio é uma realização da Conexão e Marketing e Instituto FAÇA e conta com a supervisão técnica da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ).

0 Response to "Tour do Rio de Janeiro: Programação"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx