Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Olimpíadas: Jogos das 'marmeladas' e polêmicas no Twitter

Postado por Sport Time às 8/13/2012 05:29:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, comemorou no último domingo a ausência de grandes polêmicas nos Jogos de Londres. O dirigente "esqueceu", porém, que nem todos tiveram o chamado espírito olímpico. 

A mancha negativa dentro das competições ficou por conta de atletas que supostamente entregaram jogos para fugir de adversários mais difíceis na sequência, "marmeladas" que acabaram dando certo. Fora das quadras, na Internet, a polêmica ficou por conta de manifestações no Twitter que acarretaram em expulsões da Olimpíada.

O Brasil esteve envolvido em duas dessas situações, no papel de "vítima" de supostos interesses de rivais. No basquete masculino, o time do técnico Rubén Magnano e a Espanha se enfrentaram na última rodada da primeira fase, ambos já classificados. Com isso, poderiam "escolher" os adversários na sequência. O perdedor deste confronto pegaria a França nas quartas e fugiria do Dream Team dos Estados Unidos na semifinal, enquanto o vencedor pegaria a sempre forte Argentina e depois não escaparia dos norte-americanos.


Espanha teria entregado jogo contra o Brasil
A seleção brasileira demonstrou dignidade e teve como "prêmio" o caminho mais duro na competição, enquanto a atuação da Espanha gerou suspeitas. Os espanhóis lideraram o placar durante quase toda a partida, terminando o terceiro quarto com 66 a 57. No último período, porém, o Brasil virou e ganhou por 88 a 82. A Espanha conseguiu o que queria. Ganhou partidas apertadas contra a França e Rússia, antes do inevitável duelo contra os americanos. Uma possível medalha de bronze virou prata. E o Brasil caiu para a Argentina na quartas.

No handebol feminino, as brasileiras, líderes do grupo A na primeira fase, cruzaram nas quartas de final com a Noruega, campeã olímpica e mundial. No último jogo do grupo B, as norueguesas teriam feito corpo mole na derrota para a Espanha, por 25 a 20. Desta forma, ficaram na quarta colocação do grupo B e teriam "escolhido" enfrentar o Brasil, ao invés de pegarem a Croácia.

Não que o Brasil fosse fraco, mas era um time sem experiência em jogos decisivos. De fato, a seleção brasileira chegou a estar vencendo por seis gols, mas permitiu uma raríssima virada no handebol. A Noruega, vitoriosa, acabaria ganhando as partidas seguintes e ficando com o ouro.

No ciclismo, mais uma atitude no mínimo duvidosa. Na prova de sprint por equipes, o britânico Philip Hindes chegou a admitir que caiu de propósito nas eliminatórias após não ter feito uma boa largada, já que uma queda provoca o reinício da prova. Depois das repercussões polêmicas, Hindes voltou atrás e disse que, na verdade, a roda traseira da bicicleta escorregou. De qualquer forma, justo ou não, a Grã-Bretanha faturou a medalha de ouro.


Philip Hindes após queda nos Jogos de Londres

Outro resultado que gerou polêmica foi no futebol feminino, no empate do favorito Japão com a já eliminada África do Sul, por 0 a 0, no encerramento da fase de grupos. As japonesas, que ficariam com a medalha de prata na sequência, teriam optado por não ganhar das sul-africanas para continuarem jogando na cidade de Cardiff, no País de Gales, nas quartas de final. Se tivessem vencido, teriam que viajar e até trocar de país para atuar em Glasgow, na Escócia. O Japão ficou onde queria e ganhou do Brasil nas quartas de final.
A única "marmelada" dentro de quadra que acabou em punição aconteceu no badminton. Quatro duplas femininas foram desclassificadas, no que foi o maior escândalo da Olimpíada, depois de terem feito jogos em que supostamente "não usaram dos melhores esforços para vencer".


Árbitro pede seriedade no badminton

Duas duplas da Coreia do Sul (Jung Kyung-eun/Kim Ha-na e Ha Jung-Eun/Kim Min-Jung), uma da China (Yu Yang/Wang Xiaoli) e outra da Indonésia (Meiliana Juahari/Greysia Polii) jogaram sem nenhuma combatividade e cometeram erros básicos em que pareciam querer entregar os pontos para a equipe rival. Acabaram acusadas de querer perder os jogos para determinar o chaveamento do torneio a partir das quartas de final.

O resultado das quatro expulsões foi que a dupla chinesa que sobrou na competição ganhou o ouro sem dificuldades. E Japão e Rússia, prata e bronze, respectivamente, ganharam suas primeiras medalhas na história do badminton olímpico. Uma das atletas chinesas expulsas declarou que se aposentaria do esporte.
Dois atletas ainda foram expulsos da delegação de seus países e impedidos de disputar a Olimpíada por comentários racistas na Internet. A grega Paraskevi Papahristou, do salto triplo, foi excluída após escrever no Twitter que “com tantos africanos na Grécia, os mosquitos do Nilo Ocidental terão muita comida caseira”, gerando revolta.


Paraskevi Papahristou foi expulsa da Olimpíada

Já o zagueiro suíço Michel Morganella foi expulso depois de escrever na rede social que "todos os sul-coreanos eram atrasados mentais", depois da derrota da Suíça no futebol para a Coreia do Sul, por 2 a 1, válida pela segunda rodada do Grupo B. A mensagem teve grande repercussão na imprensa local e o jogador de 23 anos, do Palermo, da Itália, apagou a conta oficial rapidamente.

O Twitter também foi palco de uma polêmica com a judoca brasileira Rafaela Silva, que foi alvo de racismo em alguns comentários. Horas depois de ser eliminada da disputa olímpica, Rafaela acessou o microblog na Internet para se comunicar com fãs, amigos e familiares, mas deparou-se com um turbilhão de mensagens, algumas delas ofensivas. A brasileira reagiu às mensagens com xingamentos fortes e até se desculpou depois.

Um jornalista também se deu mal na rede social. Guy Adams, britânico que é correspondente do jornal londrino The Independent, fez críticas à cobertura da rede NBC, publicou o e-mail de um editor do canal e teve as mensagens apagadas e o perfil suspenso pelo Twitter.

Por outro lado, a Internet gerou interação entre atletas, além de um bom relacionamento com o público em geral. Houve trocas de mensagens entre Rio Ferdinand e Usain Bolt, Esquiva Falcão e Ronaldo Fenômeno e Arthur Zanetti e o são-paulino Lucas. Grande nome dos Jogos Olímpicos de Londres, o jamaicano Usain Bolt também não ficou de fora dessa mania virtual. Após vencer os 200m rasos, Bolt mandou um recado: "Me sigam no Twitter".

0 Response to "Olimpíadas: Jogos das 'marmeladas' e polêmicas no Twitter"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx