Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Bike Sampa terá 3 mil bicicletas para compartilhar em São Paulo

Postado por Sport Time às 5/24/2012 09:12:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
Parceria entre Prefeitura de São Paulo, Samba/Serttel e Itaú Unibanco viabiliza programa de mobilidade urbana

As bicicletas na cor laranja começam a ser disponibilizadas na região da Vila Mariana


São Paulo passou a contar, a partir desta quinta-feira (24 de maio), com o programa Bike Sampa, parceria público-privada idealizada pela Prefeitura de São Paulo, Samba, Serttel e Itaú Unibanco, que prevê o compartilhamento de 3 mil bicicletas disponibilizadas em 300 estações espalhadas por todas as regiões da capital paulista até 2014.

Este ano serão implantadas 100 estações, permitindo o compartilhamento de mil bikes. A partir de terça-feira (29), estarão em funcionamento as 10 primeiras estações, localizadas na região da Vila Mariana.

As bicicletas ficarão disponíveis para a população em estações separadas por até um quilômetro de distância, cujo objetivo é facilitar a integração do ciclista às outras modalidades de transporte público e valorizar a mobilidade urbana e a bicicleta.

O projetoBike Sampa conta com a consultoria técnica do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), entidade que realiza estudos de políticas públicas há 40 anos e é considerada uma das instituições de pesquisa mais influentes do mundo. A instituição será responsável pelo mapeamento de rotas mais adequadas para ciclistas, análise detalhada de cada região abrangida pelo Bike Sampa, monitoramento de dados, entre outras ações.


Informativo com instruções na estação Cinemateca

As bicicletas, na cor laranja, estarão à disposição dos usuários todos os dias da semana, de 6h às 22h. Para usar o sistema compartilhado, é preciso preencher um cadastro pela internet (www.bikesampa.com).

A bicicleta pode ser usada por 30 minutos ininterruptos e quantas vezes por dia o usuário desejar. Para isto, basta que, após esta meia-hora, o ciclista estacione o equipamento em qualquer estação por um intervalo de 15 minutos. Para continuar utilizando a bicicleta, sem fazer pausa, serão cobrados R$ 5 por cada 30 minutos subsequentes.

As estações funcionarão alimentadas por energia solar e serão interligadas por sistema de comunicação sem fio, via rede GSM e 3G, permitindo que estejam conectadas com a Central de Controle Samba 24 horas por dia. A central irá monitorar, em tempo real, toda a operação do sistema, garantindo a melhor distribuição das bicicletas, e realizará atendimento dos usuários via celularecallcenter.

O projeto também conta com oficina de manutenção para montagem e recuperação dos equipamentos e veículos especiais para distribuição das bicicletas. Para destravar a bicicleta, o usuário terá que ligar do telefone celular ou solicitar pelo aplicativo para smartphones.

As bicicletas, desenvolvidas pela Samba Transportes Sustentáveis, têm fabricação 100% nacional, pesam em torno de 16 quilos, possuem quadro em alumínio com design diferenciado, três e seis marchas, selins com altura regulável, guidão emborrachado, acessórios de sinalização e sistema de identificação e trava eletrônica.

O Bike Sampa é uma iniciativa semelhante ao bem-sucedido Bike Rio, que começou no fim de 2011 na capital carioca e já conta com cerca de 70 mil usuários cadastrados e mais de 600 mil viagens já realizadas, uma média superior a quatro mil por dia.

0 Response to "Bike Sampa terá 3 mil bicicletas para compartilhar em São Paulo"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx