Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

4a Etapa RK XCM – VOLTA A ILHA DE SÃO FRANCISCO DO SUL

Postado por Sport Time às 3/23/2012 12:07:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
A prova é aberta para atletas federados ou não

1. PROGRAMAÇÃO:

Dia – 08 de abril (dom)
Local de Largada/Chegada – Mercado Municipal (Centro Histórico)
Hora – 08:00 às 09:30H – confirmação de inscrição – retirada de chip
Hora – 10:00H – Largada
Quilometragem – …. km

2. CATEGORIAS:

Elite: 23 a 29 anos ou critério técnico (nasc. em 1989 e anos anteriores) Sub 23: 19 a 22 anos (nasc. em 1993 à 1990) Sub 30: 23 a 29 anos (nasc.em 1989 à 1983) Junior: 17 a 18 anos ( nasc. em 1995 à 1994) Juvenil: 15 a 16 anos ( nasc. em 1997 à 1996) Infanto-Juvenil: 13 a 14 anos (nasc. em 2000 à 1998) Master : 30 a 39 anos ( nasc. em 1982 à 1973) Master : 40 a 49 anos (nasc. em 1972 à 1963) Master : 50 a 59 anos (nasc. em 1962 e anos anteriores) Feminino: Categoria única

3. INSCRIÇÕES:

Os atletas federados e não federados deverão se inscrever, confirmando sua participação até 05/04 (quinta – feira), pelo fone 47 3422-0137, pelo e-mail – fcc.joi@terra.com.br, ou on line no site www.ciclismosc.com.br.

O valor da inscrição na prova será de R$ 40,00 para Federados e R$ 50,00 para não Federados, se inscritos até 05/04. Não será aceitas inscrições após esta data.



4. PREMIAÇÃO:

Serão premiados os cinco primeiros em cada categoria com troféus ao campeão e medalhas aos demais.

5. INFORMAÇÕES SOBRE SÃO FRANCISCO DO SUL:

www.saofranciscodosul.sc.gov.br/novo/home/index.php




História do Município



O efetivo povoamento da região de São Francisco do Sul iniciou em 1658, com “Manoel Lourenço de Andrade”, que trouxe consigo, além de sua família, grande número de escravos, gados, instrumentos agrícolas e ferramentas para exploração de minas.

A povoação foi elevada à categoria de Vila em 1660 e em 1665, São Francisco do Sul foi elevada à Paróquia. Gabriel de Lara sucedeu Lourenço de Andrade, após o falecimento deste, exercendo o governo da Vila em Paranaguá, onde era Capitão Mor.

Episódio inesquecível na memória dos francisquenses foi a passagem como Capitão Mor de Domingos Francisco Francisques (o Cabecinha). Há relatos de que imprimiu certo progresso à Vila, mas exercendo o poder de forma totalitária, utilizando-se de violência para atingir seus fins. Dos acontecimentos trágicos que marcaram sua estada em São Francisco do Sul, destaca-se o episódio com o Pároco da Vila, Frei Fernando, que teria sido deixado à deriva, em uma velha Canoa, provido apenas de uma porção de peixe seco.

Ainda existe na localidade de Laranjeiras, trincheira construída com pedras soltas, que segundo a tradição, teria sido edificada por pessoas que por ali passavam e eram obrigadas a “colaborarem” na construção, pelo violento e autoritário “Cabecinha”. Os crimes do Capitão-Mor acabaram por chegar ao conhecimento das autoridades que o destituíram e o processaram à revelia, pois este embrenhou-se nas matas e dele não se teve mais notícias.

Importante para a evolução da Vila foi a vinda, em correição, do Desembargador Rafael Pires Pardinho, após o desaparecimento do “Cabecinha”. Partinho organizou os negócios da justiça e administração, limitou o termo da Vila (que ficou dividida ao Sul com Laguna e ao Norte com Paranaguá), determinou que o cargo de Capitão-Mor fosse preenchido através de eleição, demarcou as terras do Rocio (zona rural), autorizou a construção da Casa do Conselho e da Cadeia, levantadas ao lado da Igreja Matriz. Deixou ainda, a orientação aos Juizes, oficiais da Câmara e aos “homens bons de governanças”, para freqüentarem o culto divino, dando exemplo aos demais moradores da Vila.

Inicialmente, a Vila de São Francisco pertencia à Ouvidoria de São Paulo, passando em 1723 à Jurisdição da Ouvidoria de Paranaguá. Após a criação da Ouvidoria de Santa Catarina, em 1729, iniciou-se um impasse que persistiu até 1831. Por questão de limites, São Francisco continuava pertencendo à Jurisdição da Ouvidoria de Paranaguá, embora o Governo Civil e Militar fosse exercido pela Ouvidoria de Santa Catarina. Tal impasse foi solucionado somente no ano de 1831, quando o Governo Imperial, por solicitação do Vice-Presidente da Província, Nunes Pires, determinou a anexação da Vila de São Francisco à Jurisdição de Santa Catarina.

A ilha de São Francisco está localizada no litoral norte do Estado de Santa Catarina, no qual se encontra a cidade histórica de São Francisco do Sul. Na parte continental, integrado ao município de São Francisco do Sul, encontra-se o Distrito do Saí. O Município faz divisa com Itapoá, Garuva, Joinville, Araquari, Barra do Sul, possuindo também uma extensão de aproximadamente 30 km , banhada pelo Oceano Atlântico, (Praia Grande).

Na entrada da Barra de São Francisco do Sul, encontra-se o arquipélago da Graça formado por diversas ilhas, tendo como ilha principal, a da Paz, onde foi construído em 1905 um Farol para orientar os navios que chegam ao Porto, o qual se encontra funcionando regularmente até os dias de hoje. Navegando pelo litoral sul do Brasil, em 03 de janeiro de 1515, o navegador espanhol Juan Dias de Sólis, ao passar por essas paragens, e por ser o dia de São Francisco Xavier, denominou a Região com o nome de São Francisco.

Mais tarde, quando a povoação foi elevada à categoria de Vila, isso em 1660, denominou-se o local com o nome de Vila de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco até que em 23 de março de 1958, foi fundado finalmente o município de São Francisco do Sul, que nos dias atuais possui uma população de 32.000 habitantes em uma área de 540,8 Km².

0 Response to "4a Etapa RK XCM – VOLTA A ILHA DE SÃO FRANCISCO DO SUL"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx