Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

XII Copa América de Ciclismo: As expressões utilizadas pelos ciclistas

Postado por Sport Time às 1/06/2012 02:47:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
Atletas que vão disputar a 12ª Copa América, neste domingo, no Rio de Janeiro, falam sobre os termos e gírias mais utilizados sobre duas rodas

Sprintista, passista, torcer o cabo, camelar, botar a cara no vento, andar na roda… As expressões e termos utilizados pelos ciclistas podem causar estranheza em quem não é do esporte, mas são importantes para determinar o ritmo de uma prova. Na XXI edição da Copa América de Ciclismo, que vai ser realizada neste domingo, no Rio, os competidores terão a chance de utilizar todas as palavras do vocabulário do ciclismo nas 12 voltas do circuito de 12,2 km do Aterro do Flamengo.

Tetracampeão da prova, o paranaense Nilceu Aparecido dos Santos, o “The Flash”, contou que as expressões foram criadas pelas gerações antigas e que persistem até hoje entre os ciclistas.

- Quem não conhece o esporte deve achar complicado entender algumas expressões, mas os ciclistas estão mais do que habituados com isso. Elas foram criadas há bastante tempo e são importantes para determinar o que cada competidor vai fazer durante a prova. São as gírias do ciclismo – destacou Nilceu, que faz parte da equipe de Pindamonhangaba (SP).

Apesar dos nomes engraçados de algumas expressões e palavras do vocabulário dos ciclistas, Nilceu explicou que o respeito entre os atletas não permite brincadeiras durante as provas.

- Cada membro de equipe, seja ele passista ou sprintista, entra na prova sabendo que função vai realizar. Não dá nem tempo de brincar e chamar alguém de camelo ou afogado. Pode acontecer, mas só entre os atletas mais chegados por conta do clima de amizade. O ciclismo é um esporte muito profissional – contou.
O significado do termo gregário, por exemplo, está na ponta da língua de Robson Ribeiro Dias, membro da equipe de São José dos Campos (SP). Durante a prova, é ele quem fica de frente para o vento, neutraliza fugas e ainda busca água e alimentos para os outros atletas do time se necessário.

- É um trabalho importante que eu desenvolvo e pouca gente sabe que existe. Até pegar água no carro da equipe enquanto a prova está acontecendo está entre as minhas funções. Se o pneu do sprintista furar, eu espero ele trocar e o acompanho até encostar novamente no pelotão da frente. O gregário é um dos responsáveis por embalar o sprintista nos metros finais da prova e abdica do sucesso pessoal para servir à equipe – explicou Robson.
Interessado em saber mais sobre o universo do ciclismo? Então não perca a prova masculina da 12ª Copa América, que será exibida em flashes ao vivo dentro do Esporte Espetacular, com narração de Rogério Correia e comentários de José Rubens D’Elia.

Antes, confira abaixo 10 expressões e termos que fazem parte do vocabulário dos ciclistas:

Afogado: quando um ciclista força muito o ritmo e chega a sentir falta de ar, sem manter o ritmo que tinha antes.
Andar na roda: ficar atrás de outro ciclista na prova a uma distância de poucos centímetros aproveitando-se do vácuo.
Atacar ou torcer o cabo: quando o ciclista tenta uma fuga aumentando a velocidade de forma repentina durante o percurso.
Botar a cara no vento ou puxar: Sair do vácuo proporcionado pelos ciclistas imediatamente à frente e ditar o ritmo da prova.
Camelar: é quando um ciclista tem que ficar muito tempo puxando o pelotão (camelando) para ajudar seu companheiro de equipe.
Fuga: quando um ciclista ou um pequeno grupo se desliga do pelotão tentando estabelecer uma diferença de tempo impossível de ser tirada.
Gregário: É fundamental em uma equipe. Estes atletas abdicam do sucesso pessoal para servir a equipe e ao líder. Colocam a cara no vento, neutralizam fugas e ainda buscam água e alimentos.
Passista: ciclista especialista em “puxar” a equipe. Todo passista deve dar proteção ao sprintista da equipe para ganhar a prova.
Sobrado: é o ciclista que não consegue acompanhar o ritmo do pelotão, fica para trás e acaba perdendo o contato com o grupo que está mais à frente.
Sprintista: especialista em arrancadas de alta velocidade. Geralmente corre o percurso quase todo no vácuo do pelotão, guardando energia para a chegada, onde tem obrigação de gahar.
Fonte: globo esporte

0 Response to "XII Copa América de Ciclismo: As expressões utilizadas pelos ciclistas"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx