Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Prefeitura e ciclistas discutem melhorias para ciclofaixa de Curitiba

Postado por Sport Time às 1/15/2012 12:41:00 AM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
Secretário de Trânsito e técnicos do Ippuc se reuniram com grupo para discutir ajustes em via

O secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo, e técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e da Urbanização de Curitiba S/A, se reuniram neste sábado (14) com um grupo de ciclistas para discutir ajustes na obra da ciclofaixa da avenida Marechal Floriano Peixoto. O encontro aconteceu na sede temporária da Secretaria Municipal de Trânsito, na rua Benjamin Constant, no Centro.

Alguns ciclistas reclamaram que a ciclofaixa que está sendo implantada entre a Linha Verde e o Terminal do Carmo estaria muito estreita, não apresentando condições de segurança. No entanto, durante a reunião, o diretor técnico do Cicloiguaçu, Antonio Miranda, defendeu o projeto da Prefeitura e alertou que o maior cuidado deve ser tomado no sentido de garantir a redução de velocidade dos veículos que trafegarem pela avenida, principalmente nos trechos onde a ciclofaixa fica mais estreita.

A ciclofaixa terá dois sentidos de circulação, um em cada lado da canaleta do expresso, ambos com medidas variando entre 1,5 metro, 2 metros de largura, dentro deste espaço ficam os bordos de segurança com pintura branca e tachões (barreira física) e a pista de rolagem das bicicletas pintada em vermelho.

“O que determina a segurança da ciclofaixa é a velocidade dos carros que passam ao lado. E até é importante que área de circulação (faixa vermelha) para as bicicletas não seja mesmo muito larga para não incentivar os ciclistas a usarem a mesma ciclofaixa nos dois sentidos, o que pode prejudicar a segurança”, destacou Miranda.

Outra sugestão foi aumentar o número de tachões nos bordos onde a ciclofaixa fica mais estreita, que é perto das estações-tubo e fazer campanhas com os motoristas. A velocidade máxima da avenida Marechal Floriano é de 40 km/h. O secretário Marcelo Araújo se comprometeu a reforçar a fiscalização com a presença de agentes de trânsito e orientações para os motoristas, principalmente quando todo esse primeiro trecho da ciclofaixa estiver pronto. “Daremos toda a atenção para que haja o compartilhamento seguro das vias, e que motoristas e ciclistas possam conviver pacificamente”, falou Araújo.

Outro ponto bastante discutido foi o trecho onde os ônibus ligeirinhos cruzam a ciclofaixa para entrar no Terminal do Carmo. Nesse cruzamento, o consenso entre os participantes da reunião foi de recuar a faixa de parada dos ciclistas e instalar mecanismos de redução de velocidade como sonorizador e lombas, além de futuramente colocar um espelho convexo para facilitar que o ciclista veja os ônibus que estejam atrás.

O grupo discutiu ainda outras ideias para os próximos projetos de ciclofaixa da cidade. Miranda reforçou a necessidade de o Ministério das Cidades retomar os trabalhos para criação de um Manual Cicloviário para o país. “Isso é fundamental para balizar os municípios em seus projetos de ciclomobilidade”, destacou Miranda.

Integração - A nova ciclofaixa da avenida Marechal Floriano Peixoto possibilitará a ligação de três municípios da Região Metropolitana: São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e Fazenda Rio Grande, passando pelo Centro e pelo extremo Sul de Curitiba.

A ciclofaixa da Marechal Floriano terá 8 quilômetros (4 km de cada lado da Avenida), desde o viaduto da Linha Verde até a divisa com São José dos Pinhais. Nessa primeira etapa de obras, com recursos próprios da Prefeitura, a ciclofaixa fará a ligação da Linha Verde até o Terminal Carmo. Os demais trechos estão dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa.

Fonte: Bem Paraná

0 Response to "Prefeitura e ciclistas discutem melhorias para ciclofaixa de Curitiba"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx