Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Percursos da aventura

Postado por Sport Time às 1/21/2012 12:26:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
O contato direto com a natureza, a distância dos centros urbanos, a diminuição da incidência de raios solares, graças à vegetação. Esses são alguns dos atrativos das trilhas. Mas o que muitos esportistas procuram ao trocar a cidade pela mata é um pouco mais de adrenalina, o que parte dos percursos tem de sobra. No entanto, quem entende do assunto recomenda alguns cuidados aos aventureiros de primeira viagem.

- O mais importante é sempre estar acompanhado de alguém ao fazer uma trilha, mesmo que a pessoa já a conheça - alerta Armando Barcellos, empresário e triatleta.

Mesmo um lugar tão próximo como o Parque da Cidade pode apresentar riscos para quem não está acostumado a fazer trilhas.

- Acidentes acontecem. E algumas trilhas, como a da Rampa Nova, oferecem riscos mesmo para quem já é profissional. Claro que o parque tem trilhas mais tranquilas, como a Rampa Velha e a Estrada do Ceará, mas é sempre bom tomar cuidado - recomenda Barcellos.

Orientação profissional

Aos que desejam pedalar, o esportista avalia que com um investimento de mil reais a R$ 2 mil se pode comprar uma bicicleta preparada para encarar diferentes terrenos. Fábio Celos Oliveira, da Assessoria Esportiva Tri-Training, acrescenta a importância de se fazer as trilhas bem equipado. É essencial o uso de capacete, luvas e uma boa bermuda. Óculos de proteção também são recomendados para evitar que insetos e poeira machuquem os olhos.

Cuidar da bicicleta faz parte do programa. Para quem está sempre nas trilhas, fazer manutenção do equipamento a cada duas semanas é quase uma obrigação. Mesmo quem não busca a natureza com tanta frequência para pedalar precisa se precaver. Levar um kit com câmara de ar, espátula, remendos e bomba de ar pode ser a salvação numa situação de emergência.

- A última coisa que um ciclista pode querer é ficar preso no meio do mato com uma bicicleta quebrada, a quilômetros de distância de qualquer lugar. Com um kit, ao menos dá para trocar um pneu e sair da encrenca - garante Oliveira.

Embora não seja essencial, procurar o auxílio de um profissional da área de educação ffísica pode evitar dores de cabeça depois. Principalmente para atletas de fim de semana, pouco acostumados com as exigências que exercícios mais pesados podem requerer.

Os praticantes de trilhas defendem ainda um mínimo de educação ambiental aos iniciantes. Para manter os percursos bem conservados, todo e qualquer lixo deve ser guardado para ser descartado após o passeio nos lugares devidos.

Quatro categorias distintas se destacam na prática do mountain bike: free rider, downhill, crosscountry e enduro. Cada uma delas exige um determinado tipo de bicicleta para realizar exercícios distintos em terrenos específicos. Dessas, o downhill se destaca como uma das categorias de maior adrenalina, como os amigos Fernando de Lima e David Alessandro dos Santos podem atestar.

Praticantes do esporte há dois anos, eles apontam o Parque da Cidade como um dos melhores pontos do estado para a prática dessa modalidade, em que a velocidade ganha destaque, e as bicicletas precisam ser mais pesadas e capazes de aguentar grandes trancos. É um esporte que também exige um investimento mais pesado. Para se ter uma ideia, Lima gastou R$ 10 mil para deixar a bicicleta do jeito que queria.

- Ainda sou um atleta amador, mas já participo de competições e pratico em trilhas todo final de semana para ganhar experiência - conta o estudante.

O mecânico de bicicletas David Alessandro destaca a paixão pela velocidade que o levou a começar no downhill. No Parque da Cidade, por exemplo, ele já cronometrou uma descida por uma trilha de aproximadamente 800 metros morro abaixo em um minuto e 20 segundos. Pelo caminho, diversas oportunidades para saltos e manobras arriscadas. Do jeito que ele gosta.

- Dá mais adrenalina passar por esses percursos do que praticar no asfalto - revela.

Enquanto uns buscam altas emoções, outros encontram a tranquilidade que escapa aos centros urbanos. Para o militar Raphael do Couto Pereira, que treina para participar do Iron Man, o exercício de corrida em trilhas surge como uma opção relaxante ao ritmo pesado da maratona no asfalto.

- Faço mais como um treinamento complementar, visto que os desafios na trilha são muito diferentes dos que enfrento na estrada. Mas é muito bom para fugir do trânsito das cidades grandes, entrar em contato com a natureza e curtir um momento mais tranquilo - ensina o atleta.

Fonte: O Globo

0 Response to "Percursos da aventura"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx