Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Lagoa Rodrigo de Freitas vai ganhar parque dedicado a esportes radicais

Postado por Sport Time às 1/19/2012 09:46:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
RIO - Um espaço dedicado à prática de esportes radicais, mas também à contemplação do visual da Lagoa Rodrigo de Freitas. 
O parque que a prefeitura pretende erguer no lugar da academia Estação do Corpo, na Avenida Borges de Medeiros prevê a construção de uma pista permanente para a prática de bicicross, outra para os amantes do skate e dos patins, um mini-velódromo, um muro de escalada e até mesmo uma tirolesa. Contornando o espelho d´água, será erguido um deque de madeira e espaço para eventos e lojas de conveniência. Segundo o prefeito Eduardo Paes, a intenção é que a licitação das obras seja lançada ainda no primeiro semestre e as intervenções comecem até dezembro. Num exercício de imaginação, O GLOBO fez uma simulação fotográfica de como ficaria a vista daquele ponto da Lagoa, já sem o paredão da academia, que deverá deixar o terreno do governo estadual em fevereiro.

- É uma vitória para o Rio recuperar esse espaço, que é fantástico. Já estamos reformulando a orla da Lagoa e a ideia que é o parque se integre ao que está sendo feito. O projeto ainda é conceitual. Mas a ideia é que seja um espaço que atraia muita gente para aquele ponto da Lagoa - explica Paes.

Batizado de Parque Radical, o projeto vem sendo detalhado pela Fundação Parques e Jardins. Noticiado por Ancelmo Góis em sua coluna no GLOBO, ele terá ainda paisagismo com palmeiras, calçamento em pedras portuguesas, muro dedicado ao grafite, sanitários e um estacionamento para cem carros. A intenção é que o espaço possa ser usado por escolinhas de esportes radicais. O circuito de bicicross, por exemplo, terá trechos em saibro, grama e piso intertravado.

- Nesse novo parque pensamos em atender uma tribo que não tem um espaço seu na cidade, que é a dos praticantes de esportes radicais com bicicleta. No ano passado, tivemos uma competição na cidade e foi preciso montar uma pista provisória no Parque Garota de Ipanema, o que não era uma situação ideal - explicou o presidente da Fundação Parques e Jardins, engenheiro David Lessa.

De acordo com Lessa, o projeto ainda será discutido com a Secretaria municipal de Meio Ambiente e com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Ainda precisa ser decidido também a quem caberá a administração da nova área de lazer.

O terreno da academia Estação do Corpo será retomado pelo governo estadual em 2 de abril. O secretário estadual da Casa Civil, Régis Fitchner, confirmou, através de sua assessoria de imprensa, que a academia irá fechar as portas em 29 de fevereiro e terá todo o mês de março para retirar equipamentos de ginástica e mobiliário, entregando a área em 2 de abril. Ainda de acordo com a assessoria, o estado vinha negociando a antecipação da saída da Estação do Corpo, cujo contrato de arrendamento expira em setembro de 2013. A cessão do espaço à academia é alvo ainda de uma ação judicial movida pelo Ministério Público Estadual.

De acordo com Paes, a notícia de que o terreno da academia seria esvaziado um ano e cinco meses antes do previsto chegou à prefeitura às vésperas do réveillon. Ele determinou então à Fundação Parques e Jardins que iniciasse o planejamento das intervenções que serão feitas no local. Paes esclareceu ainda que as obras não deverão interferir na base de helicópteros que o governo estadual mantém num terreno localizado entre o Parque dos Patins e a Estação do Corpo.

- A prefeitura esperava receber essa área somente em 2013. Mas já mandei tocar o projeto. O heliponto da Polícia e dos Bombeiros não será mexido. A localização dele ali na lagoa é fundamental. A obra irá contorná-lo. Não haverá remanejamento de local - disse o prefeito.

A direção da Estação do Corpo confirmou ontem, por meio de nota, o fechamento da academia, mas informou que ainda negocia com o estado a entrega do terreno para abril. Os alunos e funcionários, ainda segundo a nota, já foram informados do encerramento das atividades, mas matrículas para períodos de curta duração continuam sendo feitas. A academia informou ainda que já estuda outros locais para a mudança de suas instalações.

A despeito do fechamento da academia, o entorno da Estação do Corpo já está sendo usado pela prefeitura desde dezembro, na construção de um novo trecho de 200 metros de ciclovia, que fará a ligação do Parque dos Patins a uma pista já existente entre o Estádio de Remo e a margem da Lagoa. Esse trecho hoje não é utilizado. Para permitir a obra, um muro que separava a Estação do Corpo do Estádio de Remo já está sendo demolido.

A obra faz parte do pacote de intervenções - orçado em R$ 8,5 milhões - que vem sendo feito desde o ano passado para reformular a orla da Lagoa. Dentro do pacote estão a troca das iluminação da orla da Lagoa, que já foi inaugurada e a reestruturação do Parque do Cantagalo, num ponto de tradicional alagamento.

- As obras da ciclovia tinham parado para as festas de fim de ano, porque ficam próximas à árvore de natal da Lagoa. Mas serão retomadas na próxima semana. A previsão de término da ciclovia é fevereiro e em abril terminamos todas as obras da Lagoa - explicou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio.

A cessão do terreno à Estação do Corpo é alvo de uma ação judicial movida pelo Ministério Público Estadual, que desde 2008 pede a anulação do contrato. No ano passado, o governo estadual decidiu não renovar o arrendamento, previsto para expirar em setembro de 2013. À época, o secretário da Casa Civil, Régis Fitchner explicou que o estado decidira entrar como litisconsorte (parte interessada no processo) na ação judicial do MP. O processo questiona a cessão do terreno, ocorrida em 2003 sem licitação. A academia tem espaço para atividades indoor de cinco mil metros quadrados, além de duas quadras de vôlei de areia, um campo de futebol, uma pista de corrida e uma piscina semiolímpica.

Fonte: O Globo

0 Response to "Lagoa Rodrigo de Freitas vai ganhar parque dedicado a esportes radicais"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx