Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Com direito a trilhas particulares e jacuzzi, jovens brasileiros trabalham para 2016

Postado por Sport Time às 1/29/2012 11:41:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
Em Portugal, seis triatletas treinam há um ano em instalações de primeiro mundo

É na pacata Rio Maior, cidadezinha portuguesa distante 80km da capital Lisboa, que seis triatletas brasileiros trabalham diariamente desde janeiro do ano passado com um objetivo tão simples quanto desafiador: subir ao pódio nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

O "Projeto Rio Maior 2016" nasceu através de um intercâmbio da Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri) com o Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, espaço considerado como um dos melhores do mundo para a prática da modalidade. Os seis brasileiros escolhidos para fazer parte da iniciativa têm entre 20 e 25 anos. E dois deles, Pâmella Oliveira e Bruno Matheus, evoluíram tanto a partir dos treinos em Portugal que "queimaram" etapas: ambos estão na briga para competir já em Londres.



- Em Rio Maior tenho uma estrutura para o treinamento que não tinha no Brasil - admite Pâmella, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e atual líder do ranking feminino brasileiro.

No Centro Esportivo, ela, Bruno e os outros quatro triatletas do projeto (Marcus Vinícius Fernandes, Rafael Fonseca, Paulo Roberto Maciel e Estefanie Bender) usufruem de pistas de corrida, estradas para pedalar, trilhas particulares, ginásio, fisioterapia, massagem, banho turco, sauna, jacuzzi e uma piscina olímpica (50m) coberta e que dispõe de equipamento de gravação vídeo em HD, com captação de imagens subaquáticas. Uma estrutura que já atraiu para lá outros nomes do esporte, como Juraci Moreira, em busca da vaga sua quarta Olimpíada, e Carla Moreno, que hoje seria a única brasileira classificada para Londres.

- Já viajei bastante e conheço muitos centros de estágios. Em Rio Maior tudo está muito próximo e acessível. Tudo isto faz deste lugar o melhor do mundo para treinar triatlo - elogia Juraci.

Aos cofres da CBTri, o projeto terá custado, até os Jogos Olímpicos do Rio, R$ 7,8 milhões - RS 120 mil mensais, sendo R$ 20 mil por atleta.

- É tudo pago pela CBTri: viagens, planos de saúde e material. Os atletas ainda recebem uma ajuda de custo - explica Marco Antônio La Porta, diretor técnico da entidade.

Os seis jovens estão sob os cuidados do português Sérgio Santos, um dos mais conceituados técnicos de triatlo no mundo e que ajudou a também portuguesa Vanessa Fernandes a conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

- Em 2011, o Sérgio acompanhou os atletas em 99,9% das competições. E vai fazer isso de novo neste ano. A prioridade dele é o Projeto Rio Maior 2016 - garante La Porta, lembrando que o português e os triatletas embarcam em fevereiro para um período de treinos na altitude da Cidade do México (2.235m).

Intercâmbio com técnicos e inspiração para a CBTri

O intercâmbio não se limita aos atletas. No ano passado, quatro treinadores brasileiros estiveram em Rio Maior ganhando experiência. O projeto também serve de inspiração para as aspirações da CBTri, que sonha um dia ter à disposição no país um Centro de excelência nos moldes do que é encontrado em Portugal.

- Quando iniciamos o projeto, tínhamos alguns objetivos além da preparação para 2016 que era o intercâmbio para treinadores e atletas brasileiros, bem como adquirir a experiência necessária para montarmos uma estrutura semelhante aqui no Brasil. Estes objetivos estão mantidos e seguem sendo buscados - afirma o dirigente.






slideshow

Quartos em Rio Maior são equipados com telefone, internet, TV e mini-bar - Divulgação Desmor

Fonte: AHE

0 Response to "Com direito a trilhas particulares e jacuzzi, jovens brasileiros trabalham para 2016"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx