Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Atletas revelam como conseguem superar desafios em busca da vitória

Postado por Sport Time às 1/31/2012 10:46:00 AM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
Um jogo de futebol é dividido em dois tempos de 45 minutos. Uma maratona é percorrida ao longo de 42km. Uma partida de tênis é disputada em até cinco sets. No regulamento, está tudo muito bem programado. Mas, para a alegria dos torcedores — e para o sufoco dos atletas —, as modalidades reservam surpresas e o que está previsto nem sempre é levado à risca.


No último fim de semana, Juvam Palmeira foi o quinto colocado em prova de 217km na Serra da Mantiqueira
Que o digam espanhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic. Para a final do Aberto da Austrália, no último domingo, já era esperada uma partida acirrada a cada ponto. Afinal, o título estava sendo disputado pelos melhores tenistas do mundo, de acordo com o ranking da ATP. O que provavelmente nem os próprios atletas esperavam seria uma competição em que não apenas a técnica fosse decisiva, mas que o preparo físico e a condição psicológica para encarar quase seis horas em quadra determinassem o dono do troféu de 2012.

Mas a surpreendente duração da partida de 5h53min — recorde na história dos Grand Slams e comparável a quase três maratonas ou a quatro jogos de futebol — é apenas o início de algumas provas de longas distâncias. Há 10 dias, o ultramaratonista Juvam Palmeira, 38 anos, enfrentou uma competição de 217km na Serra da Mantiqueira, localizada entre os estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais. Em 32h40min, o brasiliense cruzou a linha de chegada na quinta colocação, em meio a quase 100 atletas.

Fisicamente exausto, o atleta conta que a concentração mental durante todo o tempo da prova foi essencial para a boa colocação. “Liderei a corrida no começo, mas não poderia inventar de querer ultrapassar de qualquer forma e não aguentar chegar ao fim”, conta. Da mesma forma que sabe cadenciar os limites do corpo, Juvam — assim como demonstraram Nadal e Djokovic, que se testavam a cada raquetada —, percebe as fraquezas dos oponentes.

Nos últimos quilômetros da Volta do Lago do ano passado — prova de 100km —, o ultramaratonista percebeu que o primeiro colocado estava cansado e reservou os 300 metros finais para atacá-lo. Em uma distância maior ou menor do que essa, Juvam provavelmente não aguentaria se manter na liderança. “É tudo questão de técnica. A cabeça tem de estar trabalhando o tempo inteiro. A adrenalina vai a mil. Então, é quase como uma meditação”, explica.

Lista atualizada
Apesar de ter sido derrotado no domingo, Rafael Nadal diminuiu a diferença de pontos para o sérvio Novak Djokovic, já que melhorou O desempenho em relação ao ano anterior. Com a atualização do ranking, Djokovic lidera o topo da lista com 13.630 pontos, 3.195 à frente do espanhol.

Ignorar a dor e seguir em frente

A triatleta Vanessa Gianinni assistiu às 5h53min da final do Aberto da Austrália com a sensação de que conhece muito bem o sentimento dos tenistas em quadra. Acostumada a competir longas distâncias, a bicampeã brasileira do Ironman 70.3 — competição de 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida — sabe o que é ter de enfrentar as dores e a agonia de vencer uma prova, sem sucumbir à pressão ou perder o bom rendimento.

A triatleta conta que o segredo é ignorar qualquer contratempo, principalmente a dor, e ainda enxergar benefícios em situações desfavoráveis. “Costumo pensar que, se eu estou mal, ainda tenho tempo de me recompor, já que a prova é extensa. Não pode ter pressa”, diz. “E se eu estou bem, não posso ficar tão feliz, porque sei que vai piorar”, brinca.

Fatores adversos
Tendo ou não o tempo como um aliado para a recuperação, é unânime entre os esportistas que não existem milagres em competição. Por isso, o triatleta Diogo Sclebin inclui na rotina de treinamentos fatores adversos que podem surgir em momentos decisivos. Exemplo disso é quando nada sem óculos, prevendo que as peças se percam ou caiam durante a prova. O preparo, segundo ele, é determinante. “Ser guerreiro, forte e determinado em um só dia é fácil. Difícil é estar pronto para encarar tudo isso, ser regular e treinar pesado meses antes da prova”, diz.

Festa e pouco descanso


Novak Djokovic exibe o novo troféu: "A maneira que nós jogamos me faz sentir muito orgulho do que eu consegui"
Novak Djokovic não teve muito tempo para descansar após as quase seis horas de partida contra Rafael Nadal. O sérvio passou a madrugada comemorando em Melbourne. Depois de conceder entrevistas a diversos veículos de imprensa na Austrália, o número um do mundo participou de uma festa comemorativa dos organizadores do campeonato.

Foram apenas algumas horas de descanso no hotel em que estava hospedado e novamente o tenista partiu para os festejos. No Carlton Gardens, Djokovic posou para fotos e conversou um pouco mais com os jornalistas. “Agora vou ter tempo para desfrutar o sucesso, porque não se trata apenas de vencer um grand slam, é muito mais do que isso. A maneira que nós jogamos me faz sentir muito orgulho do que eu consegui”, enalteceu o sérvio.

Fonte: Correio Braziliense

0 Response to "Atletas revelam como conseguem superar desafios em busca da vitória"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx