Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Tetracampeão do Ironman BR orienta triatletas num treino especial

Postado por Sport Time às 12/07/2011 11:16:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas

Sturla checou os equipamentos dos participantes antes do treino

Um seleto grupo de 30 pessoas participou no último final de semana (03 e 04/12) de uma clínica e palestra com o tetracampeão do Ironman Brasil, Eduardo Sturla. O argentino corrigiu a postura dos praticantes de triathlon na bike, corrida e natação, passou algumas dicas e aproveitou para contar um pouco de sua história.



O evento começou cedo no sábado (03), às 7h na academia Cia Atlética do Brooklim, em São Paulo, onde os participantes do Eduardo Sturla Unlimited se reuniram para a primeira atividade: uma pedalada de 60 quilômetros pela ciclovia da Marginal Pinheiros.

Antes da saída, Sturla checou pessoalmente as condições das bicicletas dos participantes, encheu os pneus com a pressão adequada para uma pedalada no asfalto e fez pequenos ajustes nos componentes. Durante o treino ele olhou minuciosamente a postura de cada um em cima da magrela e orientou como deveriam pedalar para obter uma melhor perfomance.

Quase três horas depois e cinco penus furados, todos retornaram à academia para um lanche reforçado e seguiram para o anfiteatro, onde Sturla passou algumas informações técnicas e tirou dúvidas dos participantes. O triatleta aproveitou também para analisar a sapatilha de cada um dos presentes e indicar qual seria a melhor posição para utilizá-la na bicicleta.

Segundo Tempo - A segunda parte do evento contou com uma palestra motivacional, em que o argentino contou um pouco sobre sua vida pessoal e trajetória no esporte. Sturla iniciou no esporte como terapia para superar os problemas encontrados em casa e começou a praticar Pólo Aquático.

Desiludido com a equipe e com a última colocação num campeonato, ele resolveu mudar de ares e buscar algo em que ele pudesse se desenvolver sem depender de uma equipe e foi aí que o triathlon entrou em sua vida. A partir daí ele começou a traçar e perseguir metas para atingir seus objetivos até que os resultados começaram a aparecer como os quatro títulos do Ironman Brasil.

Ao final do primeiro dia todos puderam tirar mais algumas dúvidas técnicas e sobre a vida do triatleta e ainda concorreram a diversos brindes dos patrocinadores, incluindo a inscrição de uma prova com distância de Meio Ironman no exterior.

Natação e corrida - Para completar a clínica de triatlhon, no domingo (04) foi a vez dos treinamentos de natação e corrida. O treino de running aconteceu com um aquecimento nas ruas ao redor da academia e depois uma sessão em estreiras, enquanto a parte aquática aconteceu na piscina.

“Foi uma experiência muito legal. Primeiro tivemos uma parte mais de conversa e ele explicou como poderíamos melhorar a postura e a regulagem da bike”, conta Hadi Akkouh, corredor de aventura que recentemente passou a se dedicar ao triatlhon de estrada. “Fizemos três pelotões para pedalarmos mais forte, já que todos estavam ansiosos para fazer força, principalmente tendo alguém melhor que você”, relata Haddi.

“Depois ele fez um compilado geral sobre nutrição, regulagem de equipamento e provas de Ironman. Minha intenção é sempre perfomance, então conseguir tirar várias dúvidas e ele é uma pessoa que olha bem para você antes de falar”, relata o triatleta que defendia a equipe Selva Aventura nas provas off Road. “Ele me pareceu uma pessoa bastante humilde e acessível. Furaram cinco pneus no treino e brincamos que era mais fácil ganhar um Ironman do que trocar pneus”, finaliza.

Quem também aprovou a experiência com o campeão foi Raquel Amaral, única mulher presente no evento. “Não esperava ser a única mulher. Foi uma surpresa e gostei muito de conhecer as experiências do Eduardo e também ter pedalado com ele”, relata a triatleta que passou a se dedicar ao triatlhon há quatro meses. Deficiente auditiva, ela contou com a ajuda de Diego Ferrari para traduzir para ela as informações. “Percebi que tenho que desenvolver muito a minha bike para competir”, relata Raquel que participou do Short Distance de Pirassunga em 20 de novembro. “Agora vou fazer a distância curta do Troféu Brasil de Triathlon nesse domingo (11/12).

A Ironwoman Ana Oliva também esteve presente, mas veio apenas para a palestra e não desviou a atenção em nenhum momento. “A palestra com o Sturla é extremamente rica, ele é demais. Tive a oportunidade de conversar com ele no Ironman do Havaí e ele passou dicas muito valiosas, como atacar na subida e relaxar na descida”, conta. “A história de vida dele é muito interessante, assim como a trajetória dele como um todo. Agregou demais, valeu muito a pena”, finaliza.

Para o anfitrião, Eduardo Sturla, sua primeira incursão como “professor” foi muito positiva, principalmente pelo retorno do público. “Foi uma experiência agradável poder falar do que eu gosto e transmitir para as pessoas um pouco mais sobre esse esporte que eu tanto amo”, conta o argentino. Os cinco pneus furados durante a pedalada lhe renderam um corte na mão, mas Sturla levou na esportiva. “Foi uma aula intensiva de como se trocar pneus. Fizemos uma pedalada social para olhar as posições corrigir as posturas”. Apenas para não deixar os pupilos frustrados por não treinarem forte, nos 15 minutos finais ele apertou o ritmo. “Chegamos a 45 ou 50 quilômetros por hora. Acho que agradamos a todos: os que queriam andar fraco, os que preferiam forte e também a turma do pneu furado”, brinca o argentino.

Eduardo teve contato com a ciclovia da Marginal Pinheiros pela primeira vez no final de semana, gostou do trajeto, mas faz algumas ressalvas. “As lombadas são muito altas. É preciso mudar essas lombadas, porque são perigosas e os ciclistas podem perder o controle e sofrer algum acidente”, finaliza.

Fonte: Webrun

0 Response to "Tetracampeão do Ironman BR orienta triatletas num treino especial"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx