Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Praticantes do ciclismo de Imperatriz reclamam da falta de apoio do poder público

Postado por Sport Time às 12/02/2011 12:33:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
Praticantes do Bike Cross na aventura e contato com a natureza

Os praticantes do ciclismo em Imperatriz reclamam da falta de apoio do poder público municipal para o esporte. As competições e campeonatos realizados na cidade contam apenas com a boa vontade dos praticantes e com algum apoio de empresas privadas da cidade. 
Para o estudante de Direito e praticante do ciclismo, Hemerson Nascimento Leite, “o governo municipal é uma pessoa antidesportista, as competições acontecidas em nossa cidade vem acontecendo através da organização dos próprios atletas. Muitos empresários apoiam o esporte ecológico e contribuem com os ciclistas”.

As competições em Imperatriz acontecem de três em três meses e são realizadas pelos próprios ciclistas. Cada competição é pensada em um nome temático e a premiação é em dinheiro, sendo premiado do primeiro ao quinto lugar. “Os próprios ciclistas vão atrás dos patrocínios, porque se for contar com o poder público eles não ajudam em nada. Já o apoio da classe empresarial de Imperatriz é 10%”, afirma o praticante do ciclismo há 26 anos, Martônio de Oliveira Monteiro.

O ciclismo é um esporte realizado com a bicicleta bastante praticado no mundo. Apesar dos ciclistas não encontrarem apoio do poder público que incentive a prática deste esporte, eles estão pela cidade se reunindo com amigos para pedalar. Como em Imperatriz não tem espaço apropriados para os ciclistas, pois a única pista que existia na cidade foi demolida pela a atual gestão municipal, os lugares de treinamentos são bem variados vão desde o aeroporto, a BR 010 e rodovias do vizinho estado do Tocantins.

Martônio de Oliveira Monteiro vem pedalando há mais de 26 anos, é o pioneiro em Montain Bike em Imperatriz. Ele se diz apaixonado pelo esporte. Além do Montain Bike, ele pratica também o ciclismo na categoria Speed (velocidade). Segundo o atleta, Imperatriz contempla as quatro modalidades do ciclismo: o Speed, o Moto Bike, o Cross Country e o Bicicross, este último não está treinando devido à destruição da pista pela a atual gestão do município.

Todo fim de semana os grupos de amigos se reúnem para fazer os treinamentos e até competir entre companheiros. Os ciclistas não têm problemas quanto à distância como explica o esportista Martônio Monteiro, “saímos de Imperatriz e vamos até, Ribeirãozinho, Sumaúma, Montes Altos, Açailândia e às vezes até o Estreito e Sítio Novo do Tocantins para quebrar a rotina de pedalar dentro da cidade”.

Campeonatos e treinamentos

Antigamente as disputas eram realizadas na BR 010, mas o inspetor da Policia Federal alertou os praticantes quanto a falta de não ter pessoas suficientes para dar segurança para os ciclistas. “Paramos de realizar as competições na BR 010 para não correr o risco, daí realizamos no circuito da Beira-rio de 1.380 metros, fazemos ali circulando com uma hora de prova”, afirma Martônio Monteiro.

Todas as terças e sextas-feiras há um passeio noturno, em que os ciclistas saem do porto da balsa com destino as cidades do estado do Tocantins. Além deste passeio ciclista, tem ainda segundo Martônio de Oliveira Monteiro, “as Trilhas da Reserva com Montain Bike que acontecem nos sábados á tarde e a Trilha da Barbie, que acontece nas terças e sextas-feiras, uma trilha que inicialmente era realizada somente com mulheres”, ressalta.

Segundo Hemerson Nascimento, “aqui em imperatriz tem vários atletas campeões, como o ciclista imperatrizense Roberto (conhecido como Jacaré) se destacou ficando em terceiro lugar numa competição a nível nacional em Guripi no estado do Tocantins neste fim de semana passado”.

Preparo físico e Segurança

Martônio Monteiro afirma que não tem contra indicação para quem deseja praticar o ciclismo e nem é necessário habilidade especial, basta ter disposição e querer pedalar. Segundo o atleta quem não pode praticar este esporte são pessoas que apresentam problemas cardíacos. “Temos pessoas de diferentes profissões, vão desde autônomo á professores, juiz, promotor, pastor, empresários, advogado, mecânico, estudantes e assim vai independente de cor, idade e credo”.

Para o Analista de Sistema, Jhonson Ribeiro do Nascimento, 36 anos, uma das principais motivações para a prática deste esporte, foi “principalmente problemas de saúde, comecei com Moto Bike tomei gosto pela coisa e já estou com um ano e seis meses pedalando. As pessoas que tenham problemas de saúde devem procurar um esporte que se enquadre para sair do sedentarismo”, alerta.

Além do equipamento de segurança, é importante que o ciclista tenha uma boa preparação física. Para quem quer iniciar no esporte, Hemerson Nascimento Leite “o Speed é uma modalidade mais confortável, pois só pedala no asfalto, porém exige muito preparo físico e habilidade, assim qualquer pessoa que tenha disponibilidade, coragem, e disposição, pode praticar o ciclismo”.

0 Response to "Praticantes do ciclismo de Imperatriz reclamam da falta de apoio do poder público"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx