Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Mapa da mina: bicampeões analisam a Copa da República de Ciclismo

Postado por Sport Time às 12/15/2011 06:07:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
Nilceu Aparecido e Francisco Chamorro falam sobre os detalhes para o sucesso na 10ª edição da prova, que será disputada neste domingo


Nilceu cruza a linha de chegada em 2009
(Foto: Sérgio Shibuya / DIvulgação)



Bicampeões da Copa da República de Ciclismo, Nilceu Aparecido e Francisco Chamorro conhecem como poucos o percurso da prova na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Sonhando com o tri neste domingo, eles revelaram os detalhes que podem levar à vitória do evento, que irá reunir os principais nomes da modalidade e será transmitido pela TV Globo dentro do Esporte Espetacular.

Estratégia é a palavra que resume a prova para os dois ciclistas. Segundo o argentino Chamorro, da equipe de São José dos Campos (SP), o percurso basicamente explora a velocidade dos atletas e é decidido na reta de chegada.

- É uma prova curta, praticamente para um velocista, que, normalmente, será decidida no sprint final. Não tem subida ou algum terreno que dificulte o percurso. Tem curva, contrafuga, tem que arrancar, parar, arrancar de novo... É uma prova de explosão. Diferente de um circuito com subida, que seria uma prova mais de resistência - explicou o ciclista, que competiu em quatro edições e venceu a primeira corrida de 2007 e em 2010, ambas em Brasília (DF).

Nilceu, da equipe de Pindamonhangaba (SP), campeão da segunda prova de 2007, em Belo Horizonte (MG), e na de 2009, em Brasília (DF), alerta para os riscos existentes no trajeto e a necessidade de se fazer uma corrida inteligente.

- É uma prova bem estratégica, com uma preparação muito específica. Qualquer erro pode comprometer a competição. Na estrada não requer tanta técnica, é mais fácil ir pelas beiradas. Já no circuito é mais retomada de curva, tem que ficar sempre na ponta do pelotão, estar bem condicionado e esperto, principalmente nas últimas três voltas. Se estiver no meio do pelotão, corre o risco de queda. É uma corrida nervosa, bem tensa - relatou.

Argentino Chamorro venceu duas vezes a prova nas ruas de Brasília (Foto: Renato Cury / Globoesporte.com)

Competindo desde 2004 na prova, Nilceu conta que a tática a ser utilizada na disputa é definida um dia antes do evento, mas, geralmente, as estratégias são parecidas.

- Um dia antes da prova, o técnico faz uma reunião. Acredito que a maioria das equipes tenta levar para o sprint. São José dos Campos, Sorocaba, Americana... Cada uma tem seu velocista. É difícil sair uma fuga. Quando a prova é mais rápida, você não mina as forças.

A equipe acaba sendo fundamental para se chegar à vitória. De acordo com Chamorro, os outros ciclistas do time são responsáveis por fazer a cobertura do velocista e evitar a fuga dos adversários.

- Se um vence, a equipe vence. Tenho meus companheiros para ajudar, neutralizar a fuga das outras equipes para ficar igual e chegar ao sprint. Se eu falar durante a prova que não estou bem, eles vão procurar outra alternativa para ganhar.

É uma prova bem estratégica, com uma preparação muito específica. Qualquer erro pode comprometer a competição. É uma corrida nervosa, bem tensa" (Nilceu Aparecido, ciclista)
Ao todo, a prova receberá 23 times de sete estados mais o Distrito Federal, e será classificatória para a Copa América de Ciclismo, marcada para janeiro de 2012, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Além de Chamorro e Nilceu, outros nomes que já conquistaram a corrida estarão presentes, como, por exemplo, Roberto Pinheiro da Silva (vencedor em 2008) e Janildes Fernandes (tricampeã em 2004, 2008 e 2010). Rodrigo Morcegão de Brito, tricampeão do evento (em 2002, 2003 e 2005) se recupera de uma cirurgia e não competirá este ano.

0 Response to "Mapa da mina: bicampeões analisam a Copa da República de Ciclismo"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx