Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Grupo brasiliense encara o desafio de viajar quase 5.000km de bicicleta

Postado por Sport Time às 12/20/2011 09:16:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
Além de enfrentar dois meses de pedaladas, os ciclistas tentarão arrecadar recursos para entidade de combate ao câncer


Thiago, Adelson, Rodney, Nilton e Marcelo: atividades diárias atingem o ápice no fim de semana, com treino de 300km



Cinco ciclistas brasilienses estão às vésperas de uma experiência desafiadora: viajar de bicicleta da capital federal até a Patagônia. Serão 4.900km percorridos ao longo de dois meses. Uma média de 150km e oito horas de pedal por dia. No trajeto, cinco estados brasileiros, passagem pelo Uruguai até chegar ao destino em território argentino. A saída está programada para 2 de janeiro.

Mais que a realização de um sonho, a viagem tem um propósito. Ao longo do caminho, os aventureiros candangos irão divulgar e tentar recolher doações para a Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC), com sede em São Paulo. Qualquer pessoa pode contribuir por meio do site www.aacc.org.br.

A ideia surgiu após o web designer Thiago Vasconcelos, 28 anos, e o técnico em pintura resindecial Nilton Silva, 25, terem pedalado até Florianópolis, no início deste ano. Quando voltaram, já tinham o novo destino definido. Juntaram-se ao projeto o comerciário Adelson Carvalho, 28, o músico Roney Cardoso, 32, e o educador físico Marcello Almeida, 32. Todos são atletas e fazem treinos diários de cerca de 150km. Uma vez por semana, realizam uma atividade mais intensa, com cerca de 300km percorridos em cima da bicicleta.

A cada cinco dias de pedal, eles terão um dia de descanso. Além do condicionamento físico, o preparo psicológico é fundamental para a empreitada. Apesar de terem se conhecido por meio do ciclismo e serem amigos há muito tempo, os ciclistas brasilienses terão de enfrentar os problemas da convivência diária, o cansaço, condições adversas, frio, chuva e o trânsito das estradas. Para se adaptarem à rotina em grupo, eles fizeram duas viagens para a Chapada dos Veadeiros.

“O ciclismo nos uniu. Sabemos como é a personalidade de cada um e isso facilita muito. A amizade e a união irão superar qualquer desafio”, afirmou Vasconcelos. Outra dificuldade a ser superada é a distância da família. Esposas, filhos, namoradas, pai e mãe estão preocupados. “É difícil deixá-los para trás, a saudade vai apertar e a preocupação também. Mas o nosso sonho é concluir essa aventura e eles nos apoiam”, disse Carvalho.

A menos de um mês da partida, a ansiedade é inevitável, mas o grupo tenta se controlar. “É difícil, mas temos de manter os treinos, a alimentação adequada e o sono. Tem hora certa para tudo, para comer, dormir e tudo mais”, explicou Vasconcelos.



Estratégias de sobrevivência

A cada cidade, os ciclistas terão de procurar hospedagem e não dispensam a ajuda dos moradores. Muitas vezes, os habitantes locais oferecem abrigo e alimentaçao aos viajantes. A previsão é de que o custo da viagem seja de R$ 3.726 por atleta. Os ciclistas têm patrocínio, mas ainda não garantiram as passagens aéreas de volta.

Cada um dos atletas deve carregar uma bagagem com cerca de 15kg. Na mala, suplemento alimentar, casaco, uma troca de roupa e equipamentos para pequenos consertos na bicicleta. A cada parada, os ciclistas terão de lavar as vestimentas para usarem no dia seguinte.

Eles estabeleceram uma estratégia para enfrentar o clima da Patagônia: enviarão pelos Correios uma mala com roupas de frio para Santa Catarina. No estado sulista, trocam de bagagem e seguem viagem. A época também foi escolhida de propósito. É verão na Patagônia e as temperaturas, que podem chegar a –1,5ºC, giram em torno dos 11ºC.

0 Response to "Grupo brasiliense encara o desafio de viajar quase 5.000km de bicicleta"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx