Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

MTB Torna-se Modalidade Oficial nos Jogos Abertos a Partir de 2012

Postado por Sport Time às 11/29/2011 06:23:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
Após a realização de três modalidades do mountain bike (Cross Country, Maratona e Downhill) como modalidade extra em 2010 pela FPMTB – Federação Paulista de Mountain Bike e CBMTB – Confederação Brasileira de Mountain Bike, o Governo do Estado reconheceu o Cross Country como modalidade oficial neste ano, possibilitando sua realização a partir de 2012 na maior competição amadora do país.


Mais uma grande vitória para o Mountain Bike (MTB) paulista e brasileiro, a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo reconheceu o MTB como modalidade oficial a partir dos Jogos Abertos de 2011.

Embora a modalidade não tenha sido realizada neste ano devido à falta de tempo hábil para as prefeituras e equipes municipais se organizarem para o evento, a partir de 2012 a modalidade já constará no boletim como modalidade oficial, conforme divulgado pela organização do evento no Congresso Técnico dos Jogos Abertos 2011.

A modalidade inclusa como oficial para 2012 é o Cross Country Olímpico (XCO) que é modalidade olímpica desde 1996, em Atlanta, e que também será disputada no Brasil nas Olimpíadas de 2016.

Atribuímos o fato à grande participação de cidades e atletas nas competições realizadas pela FPMTB - Federação Paulista de Mountain Bike nas oito regiões esportivas do estado em 2010 (Jogos Regionais) e nos Jogos Abertos do Interior, fornecendo dados quantitativos e qualitativos que firmaram o MTB na principal competição amadora do país, que é os Jogos Abertos do Estado de São Paulo.

A FPC – Federação Paulista de Ciclismo, em nota publicada em seu site (http://fpciclismo.org.br/?p=9898), agora atribuiu esta conquista a ela, o que pode trazer novas perspectivas ao Mountain Bike nos Jogos Abertos do Interior. Após o surgimento da FPMTB, que vem organizando o esporte, as competições e o ranking no estado e vem ganhando respeito e responsabilidade diante seu surgimento, bem como a CBMTB, que acaba de ser reconhecida pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Ministério dos Esportes como entidade oficial de administração do mountain bike no território nacional.

Resta agora, apenas a inclusão da Maratona e do Downhill nos Jogos, uma vez que a primeira é a modalidade que reúne a maior quantidade de atletas do esporte nos eventos e o segundo, a modalidade que conquistou a maior quantidade de medalhas para o Brasil no último Panamericano, em Guadalajara - México, para que o esporte atinja sua plenitude.
                               
A inclusão do mountain bike como modalidade oficial é decorrente da concorrência saudável que a CBMTB e as Federações Estaduais de Mountain Bike causaram após sua criação, trazendo grandes benefícios ao esporte. Inclusive, isto foi um dos temas relacionados em sua fundação: de gerar concorrência com a criação das entidades, pois assim o mínimo que haveria é uma melhora na qualidade de tratamento das entidades já existentes, dos atletas, e, conseqüentemente, do esporte como um todo.

Alguns fatos também impulsionaram esta conquista, como a conscientização do Governo do Estado, por parte da FPMTB em 2010, sobre a importância da presença do MTB nos Jogos Regionais e Abertos, além da oficialização pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Ministério dos Esportes da CBMTB como entidade oficial de administração do mountain bike brasileiro (Matéria completa no link: http://www.cbmtb.com/noticiasDentro.php?cod=NTQw), dando início à profissionalização do esporte, visto que há a urgente necessidade de formação de atletas para representarem nosso país nas olimpíadas de 2016 em solo brasileiro.

A CBMTB já vem se preparando para tal com ações como: formação da primeira Seleção Brasileira Permanente de Mountain Bike (http://www.cbmtb.com/noticiasDentro.php?cod=NjE4); construção de centros de Treinamento e de Excelência de MTB pelo território nacional (http://www.cbmtb.com/noticiasDentro.php?cod=NTQ5); e a realização de provas de alto nível, como o Campeonato Brasileiro de MTB (XCO/DHI/4X) em Cabreúva, no final de Outubro.

Agora, o mais importante é que os atletas procurem as Secretarias de Esporte de suas cidades para representarem seus municípios. A FPMTB e CBMTB também estão à disposição para instruir os atletas, as equipes e os municípios como se estruturarem, conseguir apoio dos municípios com salários, equipamentos e demais. Entrem em contato conosco e compartilhe desta vitória pelos seguintes contatos:


CBMTB:
(13) 3301-7215

FPMTB:
(19) 3557-0992 (de segunda a sexta das 14 às 18h)

0 Response to "MTB Torna-se Modalidade Oficial nos Jogos Abertos a Partir de 2012"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx