Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

MTB 12 Horas: Competição foi um sucesso

Postado por Sport Time às 11/29/2011 11:40:00 AM
Aluguel de Temporada Caldas Novas

Nem a chuva estragou a festa


Depois de uma breve pausa, o MTB 12 Horas voltou em grande estilo - e de casa nova. A aprazível cidade de Piedade, localizada a 100 km da capital, acolheu a corrida de braços abertos e foi além: administração municipal e o comércio da cidade se uniram para patrocinar a prova.


O próprio diretor de turismo da prefeitura de Piedade correu as 12 horas como atleta solo, e o prefeito em pessoa deu a largada da corrida, numa demonstração de apoio e ressaltando a importância do ciclismo para o poder público da região.

Com as crescentes dificuldades impostas pelo crescimento imobiliário e comercial da região de Itupeva, 72km da capital, o Sampabikers foi obrigado a buscar uma nova locação para a mais festejada prova do mountain bike nacional.

O lançamento de um outlet no Serrazul e o nascimento de um condomínio residencial na fazenda onde era feito o antigo circuito inviabilizaram a realização do evento. Assim como aconteceu em 2000, quando foi obrigado a deixar o CEMUCAM em Cotia, o MTB 12 Horas encarou uma nova mudança de ares.

E mais uma vez, a mudança foi pra melhor. Apesar de mais curto, o circuito criado pelo diretor de prova Eduardo Ramires dentro do Parque Ecológico Piedade mostrou-se muito mais técnico do que o das últimas edições. E a estrutura de apoio e entretenimento para participantes e público também foi inigualável.

Com "apenas" 5km de extensão - a maior parte em single track, faixa estreita de trilha para apenas uma bicicleta -, cada volta contava com diversas subidas. Curtas, porém exigentes e em sequência. Assim, a técnica foi altamente exigida, mas também a resistência e o preparo atlético dos participantes foram literalmente postos à prova. Em muitos aspectos, lembrou o antigo circuito do CEMUCAM, fato que foi destacado por alguns veteranos do MTB 12 Horas que participaram este ano.

Foi dada ao som de Helder "Helvis" Moreira e sua banda, interpretando os sucessos de Elvis Presley e botando pra ferver os ciclistas e o público.

Ao meio-dia de sábado os corredores saíram a pé para uma corrida ao redor do pequeno lago, pegaram suas bicicletas e entraram no circuito para encarar as 12 horas de pedal.

Confirmando seu favoritismo, o vencedor foi o atleta Cleiton Ferreira Santos da equipe Lar Nossa Senhora Aparecida, bicampeão consecutivo do prêmio especial de corredor do MTB 12 Horas.

Sol forte e muito calor exigiram bastante dos competidores que largaram. Divididos em atletas solo, equipes – mistas e masculinas – de quatro e duplas, o pelotão seguiu o já tradicional script do MTB 12 Horas: quem largou foi obrigado a permanecer no circuito até o final da primeira hora de prova, quando então foram liberadas as trocas entre atletas das equipes e duplas.

A chuva que caiu no final da tarde aliviou o calor, mas se mostrou o teste final e decisivo para os atletas - e também para as bicicletas. A terra virou barro, e passou a exigir muito mais da técnica dos participantes e da resistência dos componentes. Ao retornar do circuito, todos chegavam cobertos de lama dos pés à cabeça. Mesmo assim, muitos se revelaram empolgados e determinados em prosseguir no desafio até o final, incentivando seus colegas e gritando o nome de suas equipes na área de transição.

A competição prosseguiu sem acidentes nem incidentes, e assim que escureceu os ciclistas acenderam seus faróis para encarar a trilha com segurança. A chuva aliviou em alguns momentos, mas não deu trégua. Com o avanço das horas as condições extremas do circuito cobravam seu preço, e alguns ciclistas chegavam empurrando suas bicicletas avariadas pelo barro. Correntes quebradas e freios sem funcionamento eram os problemas mais comuns.

Enquanto os bikers se revezavam na luta contra seus oponentes - e contra os elementos -, na praça principal do evento diversas bandas de Piedade e região se revezavam no palco da concha acústica para entreter os participantes e animar o público. Foram horas de muita música e um cover da rainha do rock brasileiro, Rita Lee, repetiu o sucesso da edição de 2009, botando quem estava ali pra dançar até debaixo da chuva.

Nas proximidades, uma praça de alimentação ofereceu diversas opções para quem compareceu ao Parque Ecológico, e também para quem preferiu não trazer provisões ou se esqueceu dos preparativos da prova. A chuva não colaborou, mas ainda assim a população de Piedade veio conferir de perto a garra dos atletas na prova – para eles inédita - mais divertida, original e animada do mountain bike nacional. Muitos se declararam surpresos com o fato dos atletas solo encararem 12 horas de pedal sozinhos naquelas condições!

Próximo das 11 horas de prova, as equipes começaram a se organizar para as últimas voltas, e quem estava disputando posições teve que apertar o passo para não ser alcançado (ou alcançar) os primeiros, acirrando a luta por um lugar no pódio que premiou até o quinto colocado de cada categoria.Devido às dificuldades do circuito, poucos se arriscaram em abrir uma nova volta após as 23:30 horas, uma vez que quem cruzasse a linha de chegada após a meia-noite teria esta última volta anulada. Nos últimos minutos, enquanto a banda de Piedade tocava o Hino da Vitória no palco, já pronto para receber os atletas, quem ainda estava no circuito apertou o passo para garantir a vantagem e passar pela barraca da cronometragem dentro do tempo.

Pontualmente à meia-noite, a cronometragem encerrou a prova e todos se reuniram na praça principal para acompanhar a chegada emocionada dos competidores, que recebiam a bandeirada da organização e o aplauso dos colegas de equipe e do público. Todos ganharam uma medalha de participação, enquanto a direção de prova fechava o circuito e apurava o resultado, preparando a premiação no pódio.

O vencedor da geral na Categoria Solo, Bruno Bizinoto Franco de Belo Horizonte que completou 26 voltas, a mesma quantidade do segundo colocado Antônio Fabio Ayres e também o terceiro Ernesto Chanes Filho ambos nativos de Piedade.

Ficou tão exausto que ao terminar a prova, nem voltou para sua barraca. Sem descer da bike, foi pedalando direto para seu hotel. Segundo ele mesmo revelou no dia seguinte, para não ter que colocar a bike enlameada (e ele próprio) dentro do carro!

No feminino, vitória pela segunda vez no 12 hs (Venceu a prova em 2008) de Manuela Vilaseca, do Rio de Janeiro, com 21 voltas completadas no circuito em 12 horas de prova.

Na geral da prova a equipe do Lar Nossa Senhora Aparecida de São Paulo, formada por Cleiton Ferreira dos Santos,Luiz Henrique Cocuzzi,Juliano Cocuzzi e Wendler Andrade foi a grande vencedora com 34 voltas

Nas demais categorias, o cansaço não foi suficiente para desanimar a comemoração dos vencedores e de seus amigos e parentes. Mais uma vez, o MTB 12 Horas foi uma prova de desafio e superação, mas também uma festa, com muita diversão, amizade e celebração do verdadeiro espírito esportivo amador. E que venha 2012!!!

Resultados oficiais disponíveis no site.

O MTB 12 horas do Brasil 2011 teve o patrocínio da Prefeitura de Piedade e Centauro. Co Patrocínio de Café Moka e apoio da ASW, Vzan, Kenda, Levorin, Spec, Gu, Curtlo, Maxxis, Circuit, Limar, Alpina e Neptunia Corretora de Seguros.

Para 2012 a organização da prova anuncia uma nova data, Julho.

0 Response to "MTB 12 Horas: Competição foi um sucesso"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr

Vídeos sugeridos

Loading...

Ciclismo de Estrada

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

ciclismo de estrada

Ciclismo de Pista

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

ciclismo de pista

Mountain Bike

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

mtb

Downhill

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

downhill

BMX

Postado por Simone Alves em 01/02/2009

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

bmx